sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Testemunhos do MUR: “...e que o nosso fogo se acenda sempre mais”

“Gostaria de deixar registrado aqui o meu testemunho sobre dois grandes eventos deste ano: o RUAH, que aconteceu em agosto, e o Encontro Brasileiro de Universitários Cristãos (EBRUC), que aconteceu em outubro.

Ruah 2012
O Ruah, nosso evento missionário, foi maravilhoso. Eu abordei as pessoas na PUC – Campus Coração Eucarístico e pude ver em cada rosto a beleza humana e a imagem e semelhança de Deus. Gostaria de falar sobre uma abordagem em especial.  A pessoa abordada era um pesquisador da área de biologia (se não me engano um mestrando), e para me aproximar de sua realidade, utilizei a teoria do Big Bang, na qual nós católicos não temos dificuldade alguma em acreditar, porque Deus pode criar da maneira que quiser. (Cf. em http://padrepauloricardo.org/episodios/e-possivel-um-catolico-defender-a-teoria-da-evolucao). O engraçado foi que, ao tentar sair da minha área, não fui bem sucedida, pois acabei dizendo que as forças que geraram o Big Bang foram quatro! Não sei como isso pode sair. Não sabemos exatamente de onde veio o Big Bang, muito menos quantas forças geraram esse evento. Ao refletir depois, vi que eu mesma estava inventando uma teoria. Peço perdão se estiver cometendo algum erro teológico grave, mas, para mim, essas forças poderiam ser: o amor, a misericórdia, o perdão, e a paciência de Deus. Tudo o que estávamos experimentando nessas semanas de Ruah, vivenciando e sabendo, portanto, verdadeiramente que Deus é muito mais que uma quimera.  Bom, o fato é que isso tudo me levou a pensar em um sentido existencial. Conversando com o Guilherme pude perceber que as ciências exatas buscam saber como, e nós das humanas e das artes buscamos saber o porquê ou simplesmente expressamos.
Hoje sei que Deus  é o sentido de tudo e nos faz ir além transcender mesmo nas dificuldades. Essa música explica bem isso:  http://www.youtube.com/watch?v=8DFL4e36T5U

EBRUC 2012
Agora, sobre o EBRUC... Esse evento de universitários cristãos abriu meus horizontes para compreender ainda mais a nossa missão enquanto universidades renovadas. Dentre muitas falas, a de nosso Bispo auxiliar Dom Joaquim Mol me chamou a atenção. Baseando-se em um documento da CNBB, ele comentou cinco pontos principais que devem ser vivenciados na pastoral universitária e em cada um deles pude enxergar a nossa ação:
1.      Encontro com Jesus: como foi bela a nossa experiência de oração neste ano que fez com que tantos jovens tivessem este encontro. Em especial, destaco a Samara, a Clítia e o Vinícius (seu namorado), com os quais tenho mais oportunidades de conversar. Sem falar do Ruah que gerou mais dois GOUs, como frutos deste encontro.
2.      Processo de iniciação Cristã: na hora me veio à lembrança a pessoa do Guilherme Silva e sua namorada, Grasiele, que estão se preparando para os sacramentos da iniciação cristã e logo irão se casar!
3.      Conhecimento profundo: além do ministério de formação dentro do MUR que nos indica cartas e documentos de nossa amada Igreja, podemos contar com grupos de estudos como o NUEC e gostamos muito de acessar estes sites:  http://www.vatican.va/phome_po.htm , http://www.aleteia.org/pt/ , http://padrepauloricardo.org/ , http://www.cleofas.com.br/ . Sem falar do site de nossa arquidiocese e da CNBB.
4.      Insistência na vida comunitária: como é bom poder contar com as paróquias que ajudam o ministério acolhendo os seus membros universitários em suas capelas e matrizes. Isso sem dizer da enorme disponibilidade dos padres para celebrar conosco. 
5.      Prática e serviço à vida plena: aqui, lembrei-me da Teresa que veio do Congo para estudar química e a quem tive o prazer de acolher em minha casa e na paróquia à qual pertenço. Além desses, lembrei-me do Diego, que sempre nos traz abaixo-assinados e outras propostas sociais.
Assim, vamos nos ajudando e crescendo juntos, criando laços de amizade e tentando ser mais cristãos. Sou muito feliz por participar do MUR dentro da proposta da pastoral universitária! E que o nosso fogo se acenda sempre mais!”

Isabela de Melo
Serva do GOU-Luz do Mundo