Quem somos


O Ministério Universidades Renovadas (MUR) é um Ministério da Renovação Carismática Católica (RCC) que tem como carisma “unir a fé e a razão”, evangelizando nas instituições de ensino superior e nos ambientes profissionais.

Acreditamos que a construção de uma sociedade mais justa e fraterna (a tão sonhada “civilização do Amor”) só será possível quando homens novos, formados à luz do Evangelho e ungidos pelo poder do Espírito, assumirem seus lugares na sociedade. E esses homens, em sua maioria, passam pelas Universidades.

Assim, o Sonho do MUR é levar os estudantes e profissionais a uma experiência de pentecostes, ajudando-os a assumirem seus lugares na sociedade, como Profissionais do Reino e sonhando com sua universidade repleta da doutrina de Cristo, caminhando, assim, rumo à Civilização do Amor, ensinada por João Paulo II.

Para realizar esse Sonho, o MUR incentiva e colabora com a formação de Grupos de Oração Universitários (GOU) para que, ao sair da faculdade, o aluno entenda o plano de Deus na sua profissão e exerça a sua vocação profissional com dignidade, ética, respeito ao homem e certeza de que “se ele não mudar, nada vai mudar.” Os profissionais formados e, mesmo aqueles que não passaram por uma universidade são chamados a perseverarem na experiência de pentecostes e a viverem o Sonho por meio dos Grupos de Partilha de Profissionais (GPP).
Dessa forma, o público do MUR abrange toda a comunidade universitária (estudantes, professores e funcionários), pré-universitária e profissional (trabalhadores formados ou não) e, tendo como lema "Um Sonho de Amor para o Mundo", o ministério procura levar seus membros, conhecidos como "luquinhas", quando universitários, e "profissionais do Reino", quando profissionais, a colaborarem para a renovação tanto da universidade quanto da sociedade, buscando unir uma forte espiritualidade carismática a uma visão modificadora da realidade social.
"A fé e a razão (fides et ratio) constituem como que as duas asas pelas quais o espírito humano se eleva para a contemplação da verdade. Foi Deus quem colocou no coração do homem o desejo de conhecer a verdade e, em última análise, de conhecer a ele, para que, conhecendo-o e amando-o, possa chegar também à verdade plena sobre si próprio."                          (João Paulo II)